segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Que é hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes. Segundo Nelson, o que o influenciou a desenvolver o hipertexto foi a necessidade de trabalhar, lendo e escrevendo, em uma máquina capaz de apresentar os blocos de texto produzidos de forma não- linear, ou seja, é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e a informação.

O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como navegação.

O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, e uma característica fundamental do hipertexto diz respeito ao tipo de bancos de dados que são construídos e a sua forma de utilização. A informação mediada por computador é dividida em pequenos módulos padronizados, com acesso seletivo e descontínuo. Essa característica faz com que seu conteúdo não se preste à "leitura", no sentido tradicional do termo.



3 comentários:

  1. Olá Sirlene,
    Pertinente suas colocações sobre hipertexto. E o mais interessante é percebermos sua funcionalidade prática na educação. Através desta ferramenta podemos inovar nossas aulas e provocar em nossos alunos o desejo da participação,da interação, da autoria e coautoria na sala de aula.
    Valeu colega!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga Sirlene, li o seu hipertexto, gostei muito do seu crecimento e eu estou correndo pra te alcançar. Chegarei junto de voce. FELICIDADES . JESUS TE AMA. 23/06/2010

    ResponderExcluir
  3. Colega Sirlene, muito bom suas notações sobre hipertexto. A cada dia crescemos mais. Abraços

    ResponderExcluir