quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo


O currículo é um elemento que dirige as práticas educacionais, a partir do instante em que se elaboram os critérios para uma elaboração de prática escolar desde o tema proposto, a justificativa e os objetivos que vão dar ênfase ao propósito de um projeto, até a sua avaliação e conclusão. Considera-se então que o currículo determina uma reflexão sobre as necessidades da comunidade escolar resumindo a definição de currículo como um conjunto de conhecimentos e práticas que são realizados em uma instituição de educação.
A tecnologia aplicada ao currículo permite uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. A interatividade se refere ao fato de que a experiência associada a necessidade escolar tem como resultado uma alteração no comportamento formal de educação. Assim, a integração entre currículo e tecnologia estabelece a transformação do fazer pedagógico, tornando a sala de aula num espaço de experiência, de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, as tecnologias digitais e respectivas interfaces hipermídia não se caracterizam apenas como recurso ou suporte,pois conforme afirma Manovich o conteúdo e a interface se entrelaçam e se misturam de tal modo que não podem mais ser considerados entidades separadas. Beiguelman (2003) ainda ressalta que “Isto significa que a tecnologia digital faz parte do currículo, ainda que o objeto de estudos não seja a própria tecnologia.
Desenvolver projetos no âmbito do currículo que estejam interligados as novas tecnologias é um grande desafio, pois requer um trabalho interdisciplinar , rompendo as fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. O trabalho com projetos estabelece um elo entre diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem. Nesse sentido, Fazenda (1994) enfatiza que a interdisciplinaridade se dá sem que haja perda da identidade das disciplinas. No entanto, vale salientar que a tecnologia interligada ao currículo enriquece o processo de ensinagem, pois torna as aulas mais dinâmicas e atrativas e promove aos alunos a construção da aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário